• A Tribuna Do Cariri

Açude de Boqueirão ainda recebe água do reservatório de Camalaú 3 meses após abertura de comportas


As comportas do reservatório de Camalaú – abertas no dia 30 de agosto deste ano – permanecem abertas após a passagem dos dois meses previstos para recuperação do volume de água do Açude de Boqueirão, segundo informou o diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) de Boqueirão, Evandro Pereira.


Com vazão de 4 mil litros de água por segundo, as comportas ficariam abertas por 60 dias, podendo esse prazo ser estendido. A previsão era de um repasse de pelo menos 20 milhões de metros cúbicos para Boqueirão nesse período.


Ainda conforme o diretor do Dnocs, a Agência Nacional da Águas (ANA) ainda não determinou que a vazão da válvula dispersora seja reduzida. Por isso, ainda também não há um novo prazo para fechamento das comportas ou uma prorrogação exata.


Atualmente, o açude de Camalaú está carregado com 20.529.076 de metros cúbicos de água, passando de 90% para cerca de 42,67% de sua capacidade total, de acordo com dados atualizados pela Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa).


Já o Epitácio Pessoa tem 144.812.285 metros cúbicos de sua capacidade, aproximadamente 31,04% de sua capacidade, também conforme a Aesa.


O açude Epitácio Pessoa iniciou o ano com pouco mais 50% de sua capacidade. Em junho do ano passado, quando estava com 70,9% do total da sua capacidade, teve as comportas abertas para ajudar a perenizar o Rio Paraíba e levar água para outros reservatórios, como o açude Acauã.

0 comentário

BLOG