• A Tribuna Do Cariri

A um mês de fim do prazo para tirar título de eleitor, veja como emitir o documento pela internet



Termina daqui a um mês, no próximo dia 4 de maio, o prazo para que o eleitor tire o título e fique apto para votar nas eleições 2022. O documento pode ser emitido em minutos, pela internet, no site do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Por isso, a equipe do Pleno Poder preparou um tutorial explicando como fazer o requerimento.

Passo a passo para tirar o título de eleitor

1 – Acesse o site do TRE-PB pelo endereço https://www.tre-pb.jus.br/ e clicar na aba “ATENDIMENTO AO ELEITOR“, destacada na cor amarela.

2 – Conferir se tem em mãos dados a exemplo de nome completo, data de nascimento, nome da mãe e nome do pai. Se tiver, deve clicar no botão “SIM” para continuar com o atendimento;

3 – Veja se possui débito com a Justiça Eleitoral e confira a seguinte lista de documentos, que devem ser anexados ao pedido:


Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).

Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).

Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).

Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).


Também é necessário tirar uma selfie (com o próprio celular) segurando, ao lado do rosto, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera. As imagens devem estar totalmente legíveis.


Depois, clique no campo “INICIAR SEU ATENDIMENTO A DISTÂNCIA“.


4 – No campo título de eleitor, na tela de identificação do requerente, selecione a opção “NÃO TENHO” se você nunca possuiu título eleitoral. Preencha as informações solicitadas e envie o requerimento.

5 – Após o envio do requerimento, é possível acompanhar o pedido pelo site do TRE-PB, no endereço: cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/acompanharRequerimento

Título também pode ser emitido presencialmente

Os eleitores que preferem a assistência presencial podem agendar previamente o atendimento na cidade onde moram, em uma das Zonas Eleitorais. Os contatos de cada uma das zonas da Paraíba estão disponíveis no site do TRE-PB.

O órgão, contudo, pede que os eleitores optem pelo atendimento remoto, para evitar aglomerações.


Biometria

A validação biométrica está suspensa desde 2020, por causa da pandemia da Covid-19. Por isso, os novos eleitores que emitiram o título de eleitor em papel, ou o aplicativo e-Título, e ainda não validaram a biometria, podem votar normalmente nas eleições 2022.

0 comentário

BLOG