• A Tribuna Do Cariri

Alfabetização digital, custeio do gás e crédito especial são pautas aprovadas em Gurjão


A Câmara Municipal de Gurjão esteve reunida na última sexta-feira (01), para mais uma importante sessão ordinária, onde foram debatidos vários assuntos de interesse da população. Os trabalhos da sessão foram presididos pelo chefe do Legislativo gurjãoense, Marcelo Farias.


A vereadora Macielma Cândido apresentou um Projeto Lei (PL), que institui o Programa de Alfabetização Digital da Melhor Idade, conforme o PL a execução ficará a cargo das Secretarias de Educação e Ação Social, o programa tem por objeto atender pessoas da terceira idade, acima de 60 anos que desejam aprender a manusear computadores, principalmente os sistemas Windows, Microsoft Office e redes sociais; o PL prever ainda que as secretarias podem fazer parcerias com entidades públicas e privadas a exemplo de universidades.


O parlamento também apreciou uma propositura da vereadora, Maria Ivonete Camilo, que solicitou do prefeito José Elias, um estudo técnico de viabilidade no sentido de ceder à água tratada e terras, no entorno do centro de tratamento de esgotos, para os agricultores que desejam realizar a produção de ração animal, no pedido a vereadora lembrou que havendo a possibilidade legal as terras deverão ter como finalidade exclusiva a produção de ração animais, ela mencionou ainda que a inciativa irá incentivar uma nova cadeia produtiva, e consequentemente gerando renda para os agricultores.


O vereador Edvan Santos apresentou duas indicações ao Governo Municipal, na primeira delas, o vereador do Partido dos Trabalhadores (PT), sugeriu um estudo de viabilidade financeira no sentido de conceder uma ajuda de custo as famílias carentes, objetivando o custeio do gás de cozinha (gás GLP), os beneficiados deverão ser aqueles inseridos no programa Bolsa Família. A segunda recomendação do parlamentar é alusiva ao mês de outubro, dedicado a prevenção e enfrentamento ao câncer de mama, ele recomendou que a Gestão Municipal pudesse realizar ações preventivas no combate a esse tipo de câncer, a exemplo da realização de mutirão de exames e palestras educativas.


Ainda foi apresentada e aprovada uma moção de apoio ao Cartório de Gurjão, pela manutenção de serviços prestados à população, proposto pela vereadora Macielma Cândido, além de uma moção de pesar em nome de, Josafá de Oliveira Souza, apresentado pelo presidente do Legislativo gurjãoense, Marcelo Farias.


Por fim foi aprovada uma a autorização de crédito especial, destinado à pasta da Saúde, o montante autorizado é de R$ 57 mil.


A Tribuna do Cariri

0 comentário

BLOG