• A Tribuna Do Cariri

Câmara de São João do Cariri realiza sessão ordinária



Na noite desta última sexta-feira(20), a Câmara Municipal de São João do Cariri realizou mais uma sessão ordinária e na oportunidade os parlamentares debateram temas pertinentes e aprovaram requerimentos em prol da população do município.


Dentre as pautas em destaque durante a sessão, a Câmara de São João do Cariri aprovou por unanimidade o requerimento do vereador Francisco Júnior, que solicita ao Executivo que possa estar encaminhando ao Poder Legislativo, um projeto de políticas públicas de proteção as mulheres vítimas de violência doméstica.


O projeto visa dar o devido amparo psicológico e social as mulheres e seus familiares vítimas de violência doméstica, além de casos de feminicidio, como ocorreu recentemente em nosso município. O futuro programa social deverá ser apresentando e intitulado como ‘Lei Natícia Mendes’, cpmo forma de homenagem a jovem sãojoaense que foi vítima de feminicidio em nosso município.


Outra pauta bastante debatida durante a sessão, foi o requerimento do vereador Hélio Morais, que solicitou junto ao Governo do Estado, mas precisamente a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, a viabilização de um projeto técnico que possibilite a inclusão do Distrito de Malhada da Roça no abastecimento do sistema adutor do Curimataú.


O parlamentar falou sobre a problemática da eminente falta de água na comunidade e em conjunto com todos os colegas vereadores, levantaram a possibilidade de fazer uma parceria junto ao município de Boa Vista, já que existe um estudo para estender o abastecimento de água até a comunidade do sítio São Joãozinho, que fica vizinho ao Distrito de Malhada da Roça, assim beneficiaria as duas comunidades. Os parlamentares estudaram a possibilidade de realizar uma audiência pública com a participação dos vereadores e gestores das duas cidades para debater sobre a temática.


Ainda na presente sessão foram aprovados por unanimidade outras proposituras, entre elas:


Vereador Romero Cavalcante


* Voto de Pesar a Natícia Mendes pelo seu falecimento ocorrido recentemente no município

* Solicitou ao Executivo para que o município de São João do Cariri possa aderir ao consórcio do programa Digitaliza Brasil, projeto que visa digitalizar o sinal de TV analógica para a digital


Vereador Alberto Gaudêncio


* Solicitou ao Executivo para que possa ser realizado a construção de uma quadra poliesportiva na comunidade da Macambira, zona rural do município.


Vereador Francisco Júnior


Apresentou um voto de aplauso a Secretária de Educação de São João do Cariri, Josicleide Guimarães, bem como os profissionais de educação do município, pela inclusão dos alunos com deficiência em todas as atividades escolares da Rede Municipal.


Vereador George Aquino


* Solicitou ao Prefeito Municipal, que possa estar enviando à Casa Legislativa, todas as verbas recebidas para o município desde o início da pandemia.

* Solicitou a 5° Gerência Regional de Saúde e secretaria de saúde Municipal, para que possa viabilizar inseticidas para o combate ao barbeiro e para dar início ao programa de combate a doença de Chagas no município.

* O parlamentar ainda requisitou ao Executivo, para que possa retomar o programa de recuperação das estradas vicinais em toda a zona rural do município. George ainda requisitou a construção e manutenção dos pontos de ônibus que estão situados ao entorno da BR-412 no município.


A Tribuna do Cariri

Ascom CMSJC

0 comentário

BLOG