• A Tribuna Do Cariri

Cidades que mudaram de bandeira apresentam redução do isolamento


Paraíba, de acordo com a 15ª avaliação do Plano Novo Normal, seis municípios transitaram da bandeira verde para a amarela. O levantamento é feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que analisa a situação da pandemia da Covid-19 no território paraibano e partir dos dados, o Governo do Estado direciona os gestores municipais acerca das atividades de flexibilização gradativa. Conforme o levantamento, todas as cidades que mudaram de classificação tiveram redução no índice de isolamento social.


O plano foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde e pela Controladoria Geral do Estado e é baseado em indicadores como a quantidade percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.


Conforme os dados, alguns municípios que mudaram de classificação de verde para amarela, durante o período entre a 14ª e a 15ª avaliação, também apresentaram aumentos significativos no percentual de ocupação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em suas respectivas macrorregiões, entre elas estão as cidades de: Barra de São Miguel (2ª Macro), Boqueirão (2ª Macro), Borborema (1ª Macro), Damião (2ª Macro), Livramento ( 2ª Macro), Pedra Lavrada (2ª Macro).


De acordo com o secretário executivo de saúde do Estado, Daniel Beltrammi, o resultado da avaliação reflete a adoção de comportamentos de alto risco por parte da população , como o abandono do uso de máscaras e a ocorrência de atividades com grandes aglomerações, o que afeta diretamente os indicadores utilizados no prazo de uma semana e permite correlacionar os dados à piora do comportamento social.


Os municípios de Barra de São Miguel, Boqueirão, Damião, Livramento, Pedra Lavrada integram a 2ª Macrorregião do Estado, que registrou 49,29% na ocupação de leitos de UTI na 14ª avaliação e apresentou aumento de 4,28% na 15ª, onde passou para 53,57%. Em relação ao isolamento, todas as cidades paraibanas que saíram da verde para a amarela registraram redução, sendo entre -3,8% -16,04%, respectivamente.


Atualmente, 125 municípios estão na bandeira amarela, 85 na laranja, sete na vermelha e seis na verde. Na avaliação anterior, 122 cidades estavam na classificação amarela, 82 na laranja, 12 na vermelha e sete na verde.

0 comentário

BLOG