• A Tribuna Do Cariri

Dia “D” Sustentável da Agricultura é realizado no Cariri


O município de São Domingos do Cariri foi sede de mais uma ação para a fortalecimento da agricultura familiar na Paraíba, onde foi comemorado, na quinta-feira (28), o Dia do Agricultor Familiar, com o evento: Dia “D” Sustentável da Agricultura. Uma ação realizada em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, através do PROCASE; pela Empaer, pela Prefeitura e pela Secretaria de Agricultura de São Domingos do Cariri e pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

O evento destinou-se a beneficiários das ações do PROCASE, no eixo do Rio Paraíba/São Francisco no cariri paraibano, de Monteiro a Boqueirão, e contou com a presença do prefeito Onildo Lindberg; da vice-prefeita, Nauba Lígia; do secretário de Agricultura, Geandre Alves; da equipe do PROCASE: o coordenador Aristeu Chaves; o gerente de Monitoramento e Avaliação, José Rocha; o gerente de desenvolvimento produtivo e inserção no mercado, Nicholas Queiroz; dos coordenadores regionais Orlando Virgolino, João Macedo e Jorge Medeiros, dos consultores Miguel David, Felipe Leal e Nathália Cavalcanti e dos técnicos da EMPAER, Silvana Farias e Geneilson da Silva. Na abertura oficial, o Prefeito Onildo Lindberg falou sobre a importância do evento e também sobre o Dia do Agricultor, comemorado nesta mesma data. “É um evento de extrema importância não só para o município, mas para toda a região do Cariri. Parabenizo o secretário Geandre e as outras secretarias envolvidas pela parceria e empenho para que esse evento fosse realizado e também as equipes do PROCASE e Empaer, assim como a todos os agricultores pelo seu dia e reafirmo aqui meu compromisso com a agricultura do nosso município”, afirmou o prefeito.

A programação seguiu-se com 02 estações em campo, com palestras ministradas pelo secretário de Agricultura, Geandre Alves, pelo consultor do PROCASE, Miguel David e pelo extensionista da EMPAER, Geneilson da Silva, tendo início na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Joao Martins dos Santos com o tema: Horta Orgânica Escolar, onde os presentes visualizaram técnicas para a produção de hortaliças, temperos e ervas medicinais sem o uso de agrotóxicos e de maneira ecologicamente correta, promovendo o cultivo sem agredir o solo e o meio ambiente, consequentemente. As crianças do ensino fundamental também participaram da ação, como forma de promoção da consciência socioambiental, pra que elas adotem práticas sustentáveis para a manutenção dos recursos naturais. Os agricultores também conheceram o sistema de compostagem adotado na escola.

Em seguida todos dirigiram-se ao Sítio Malhada do Meio, na zona rural de São Domingos do Cariri, onde o tema abordado foi: Palma no Controle da Erosão. Os agricultores puderam conhecer técnicas de cultivo da palma forrageira adensada como recurso para controle da erosão em terrenos declivosos. De acordo com Dona Branca, proprietária do Sítio: “Eu já plantava palma, mas sem técnica nenhuma. Aprendi que precisa ser tratada como as outras culturas. Ter o manejo certo. E só consegui com a ajuda dos técnicos do PROCASE e da EMPAER”. O coordenador do PROCASE, Aristeu Chaves, agradeceu a parceria com a Prefeitura de São Domingos, as Secretarias Municipais de Agricultura e falou sobre a importância do evento: “Agradeço ao prefeito Onildo, ao secretário Geandre e aos 09 secretários por essa iniciativa. Nós estamos com uma equipe do Governo do Estado, por intermédio do PROCASE, trabalhando com as populações ribeirinhas de Monteiro à Boqueirão, com ações que visam a preservação do meio ambiente, o reflorestamento, o combate a desertificação e voltado para a produção, tanto da merenda escolar, das feiras agroecológicas e também para a capacitação dos agricultores e agricultoras, e um evento desse porte só vem para fortalecer ainda mais este processo”, informou o coordenador.

O Dia “D” Sustentável da Agricultura teve seu encerramento com um almoço, seguido da distribuição de mudas de árvores da caatinga para os demais presentes.


0 comentário

BLOG