• A Tribuna Do Cariri

Idosa de 90 anos é a primeira a ser vacinada contra Covid-19 no Reino Unido


Margareh Keenan, de 90 anos, foi a primeira a receber a dose da vacina contra a covid-19 da farmacêutica estadunidense Pfizer em parceria com a empresa alemã de biotecnologia BioNTech. O Reino Unido começou nesta terça-feira (8) a vacinar a população contra a doença.


Em entrevista, a idosa afirmou que se sente privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a covid-19. “É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo, depois de estar sozinha na maior parte do ano”, disse.


Keenan recebeu a primeira dose em um hospital em Coventry, região central da Inglaterra, na manhã desta terça. A segunda dose será aplicada em 21 dias.


O Reino Unido foi o primeiro a iniciar a campanha de vacinação com a vacina desenvolvida pela parceria das duas empresas, o que pode ser um divisor de águas no combate ao novo coronavírus.


A vacina Pfizer/BioNTech apresentou eficácia de 95% na prevenção à Covid -19, segundo estudos da fase 3 dos testes do imunizante. Os resultados foram apresentados em novembro. Não houve efeitos colaterais graves nos voluntários. Essa é uma das quatro candidatas que estão sendo testadas no Brasil, mas o país não fez acordo para adquiri-la.

O Ministério da Saúde divulgou uma nota na qual informou que deve assinar nesta semana o memorando de intenção de compra de 70 milhões de doses da vacina produzida pelas empresas norte-americana e alemã.


No Reino Unido, maiores de 80 anos, funcionários de saúde na linha de frente e funcionários e moradores de casas de repouso terão prioridade na primeira fase da vacinação da campanha. Em 2021 começa a imunização dos britânicos com mais de 50 anos, além dos adultos com alguma doença pré-existente, deve acontecer em 2021.


A imprensa britânica diz que a rainha Elizabeth II e o príncipe Phillip não vão furar fila, mas os dois estão no grupo prioritário. A rainha tem 94 anos, e o príncipe vai completar 100 anos.

0 comentário

BLOG