• A Tribuna Do Cariri

Paraíba se torna o 3º Estado com maior percentual de vacinação contra a Covid-19 no Brasil



A Paraíba se tornou, no último final de semana, o 3º Estado com maior percentual de vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Os dados são provenientes do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), onde os municípios realizam o registro das doses aplicadas. A meta de imunização é de 90% dos indivíduos elegíveis de cada faixa etária.


Até agora, a Paraíba tem 66,25% da população com idade entre 12 e 17 anos esquema completo. Já a imunização das crianças de 5 a 11 anos está ainda na fase de abertura de esquema vacinal.


O avanço na vacinação garantiu à Paraíba o terceiro lugar entre os estados que têm mais pessoas com idade a partir dos cinco anos com esquema vacinal completo. Os dados foram levantados pelo Consórcio dos Veículos de Imprensa e dão conta que 79,85% da população vacinável do Estado recebeu duas doses ou dose única de vacina contra a Covid-19.

Os municípios paraibanos com maior porcentagem de adultos imunizados são Algodão de Jandaíra, Lastro, Santo André, São Francisco e Serra Grande. Todos ultrapassaram 100% de cobertura vacinal em relação à estimativa populacional de pessoas com idade a partir de 18 anos.


Apesar do grande número de adultos com esquema completo, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirma que não é o momento de relaxar com as medidas preventivas.

“Temos informações de que apenas 36,25% da população adulta recebeu a dose de reforço, é preciso garantir essa ampliação na proteção contra a Covid-19. Também precisamos considerar que a vacinação dos adolescentes e crianças ainda tem que avançar”, observou.


Geraldo Medeiros lembrou que os números das doses aplicadas são registrados no SI-PNI pelos próprios municípios e que é normal um pequeno atraso no repasse dessas informações.


“É natural que os dados levem um tempo para serem digitados no sistema, até porque a prioridade é aplicar a vacina no braço dos paraibanos”, comentou.


Até o momento, mais de 7 milhões de doses da vacina já foram aplicadas na Paraíba, incluindo a primeira e segunda dose, dose única e dose de reforço.

Ao todo, 3.253.587 pessoas foram vacinadas com a primeira dose (80,16% do total) e 3.002.398 completaram os esquemas vacinais, o que representa 73,97 % da população total do estado.


Do total de vacinados com o esquema primário completo, 2.919.266 tomaram as duas doses e 83.132 utilizaram imunizante de dose única. Sobre as doses adicionais, foram aplicadas 31.602 em pessoas com alto grau de imunossupressão e 1.194.718 doses de reforço na população com idade a partir de 18 anos. A Paraíba já distribuiu um total de 8.011.371 doses de vacina aos municípios.


Apesar do avanço da vacinação, a Covid-19 continua fazendo vítimas na Paraíba. O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), confirmou o registrou de 3.374 casos novos casos do vírus com 9 óbitos confirmados. Os números tem subido de forma preocupante, e o Estado já se aproxima dos 10 mil óbitos.


No sábado, a Paraíba tinha 539.557 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, São 4.076 casos novos casos na última atualização e 19 óbitos confirmados. Com a nova atualização, o Estado passou a totalizar 542.931 casos do novo coronavírus. O número de mortes confirmadas por Covid-19 é de 9.942 no estado desde o início da pandemia.


PB Agora

0 comentário

BLOG