• A Tribuna Do Cariri

Seminário Diocesano de Campina Grande promove retiro preparatório para a Ordenação no Cariri



O retiro em preparação à Ordenação Diaconal dos Seminaristas Joselino Mendes, Joseque Borges e Tadeu Laurentino, realizado entre os dias 21 e 23 de junho, aconteceu na cidade de Coxixola, precisamente na Casa Paroquial, que pertence à Igreja de São José, comunidade pertencente à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Serra Branca-PB.


Quem pregou para os seminaristas foi o Padre Antônio Batista, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, da cidade de Boqueirão. O Sacerdote trabalhou as motivações sobre a função do diácono, em especial nas atribuições exigidas, tais como o uso da Palavra de Deus, o serviço para à Caridade, lembrando do serviço aos pobres, doentes e necessitados e à Assistência Litúrgica.


No retiro, além da Santa Missa, os meninos tiveram momentos de meditação, oração da Liturgia das Horas, e recitação do Santo Terço. O retiro é parte fundamental para a ordenação, pois prepara os candidatos espiritualmente para o ministério que irão receber.


De prontidão, os seminaristas agradeceram ao Padre Antônio e a toda organização que foi preparada pelos animadores da comunidade local. A ordenação diaconal dos jovens seminaristas acontece no próximo dia 29 de junho, dia de São Pedro e São Paulo, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Palmeira, em Campina Grande.


Sobre os Seminaristas.


Joselino Mendes Gonçalves

É da paróquia de São Judas Tadeu, que fica no bairro das Nações, em Campina Grande, ele ingressou no Seminário Diocesano no ano de 2010 onde passou pelo propedêutico, e posteriormente cursou as graduações da Filosofia e Teologia. As paróquias onde atuou prestando serviço pastoral foi a Paróquia São Miguel Arcanjo (Barra de São Miguel-PB), Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Aroeiras-PB), Paróquia de Nossa Senhora do Desterro (Boqueirão-PB) e atualmente faz estágio pastoral na Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, sendo esta com sede na cidade de Baraúnas-PB.


Joseque Moysés Barbosa Vilela Borges

Sua paróquia de origem é a Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em Boqueirão. Em 2013 ingressou no Seminário cursando Filosofia e Teologia. Durante seus estudos prestou trabalho nas seguintes paróquias: A Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no bairro da Liberdade, a Paróquia de Santa Ana, na cidade de Alagoa Nova-PB, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Pocinhos-PB. Atualmente, exerce seu estágio pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Serra Branca-PB. Joseque foi membro da Comissão Diocesana de Catequese e atualmente é membro do Vicariato para a Educação, cultura e Universidades.


Tadeu Laurentino de Oliveira

É filho da Paróquia da Sagrada Família, de Campina Grande, ingressou no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, em 13 de fevereiro de 2013. No Seminário, além da etapa propedêutica, cursou Filosofia e Teologia. Prestou serviço pastoral às Paróquias de Nossa Senhora das Dores (São José dos Cordeiros-PB) no ano de 2016; além de Santa Teresinha (Massaranduba-PB) entre os anos de 2017 e 2018; também passou pela cidade de Prata, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no ano de 2019; e após a conclusão de seus estudos foi enviado para o estágio pastoral na Paróquia de São Miguel Arcanjo (Barra de São Miguel-PB), onde está atualmente.


Ascom

0 comentário

BLOG