• A Tribuna Do Cariri

Taperoá, no Cariri, recebe Encontro de Astronomia do Nordeste


Foto: Valtecio Rufino

Astrofísica, cosmologia, exploração espacial, arqueoastronomia, fenômenos lunares, história da astronomia, origem da vida e do nosso universo. Esses e outros temas relacionados serão discutidos nesta semana na cidade de Taperoá, no Cariri da Paraíba, a pouco mais de 200 km de João Pessoa. Trata-se da vigésima edição do Encontro de Astronomia do Nordeste (EANE) que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de junho, na cidade do Cariri Paraibano.

A terra que inspirou as histórias de Ariano Suassuna, pai da Cultura Armorial, deve receber os principais nomes da astronomia do Nordeste e cerca de 100 participantes de todos os estados da região, entre pesquisadores, astrônomos amadores e entusiastas da área. Além disso, também deve promover atividades públicas paralelas para a população local, como observações com telescópios, palestras e exposições.

O evento tem como proposta principal, valorizar o Nordeste como potencial pólo de difusão científica em função da sua geografia, clima e da baixa poluição luminosa, evidenciando a necessidade de políticas públicas para popularização da ciência junto à população, não só para incentivar o aproveitamento desse potencial, mas também como forma de contrapartida social e conscientização pública sobre a necessidade dos investimentos em ciência e tecnologia nesta região.

HISTORICO

O EANE foi idealizado ainda na década de 1970 pelos clubes de Astronomia da região com o intuito de promover a interação entre as entidades astronômicas do Nordeste, astrônomos profissionais e amadores. Atualmente é considerado como um dos maiores encontros regionais de astronomia do país. O primeiro encontro ocorreu entre 29 e 31 de Dezembro de 1975 na cidade de Fortaleza no estado do Ceará. Outros encontros ocorreram a partir de então, mas sem uma frequência definida.

A partir de 2005, o encontro passou a ser realizado anualmente. Em 2018, durante o XVIII EANE em Bezerros, Pernambuco, a cidade de Taperoá foi escolhida como sede do XX Encontro de Astronomia do Nordeste, que deveria ser realizado em 2020. Entretanto, com as restrições impostas pela pandemia da COVID-19, o evento foi adiado e será realizado agora, em 2022.

PB RECEBE O ENCONTRO PELA TERCEIRA VEZ

O Encontro de Astronomia do Nordeste em Taperoá está sendo organizado pela Associação Paraibana de Astronomia, Grupo Mistérios do Espaço e NEPA – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB. Esta é a terceira vez que a Paraíba recebe o Encontro de Astronomia do Nordeste. A última vez foi o 14° EANE que ocorreu em João Pessoa em 2014, e antes desse, a cidade já havia sediado o encontro em 2008, quando era chamado de Encontro Interestadual Nordestino de Astronomia.

A Tribuna do Cariri

Foto: Valtecio Rufino


0 comentário

BLOG