• A Tribuna Do Cariri

UFPB oferece bolsas para graduação sanduíche na França; veja edital


A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível superior (Capes) e o Projeto de Cooperação Brasil-França (Brafitec), está oferecendo duas bolsas para alunos da graduação que desejem realizar parte do curso na França. Outras duas bolsas podem ser ofertadas, a depender da liberação orçamentária pré-empenhada na Capes no ano de 2022.


As inscrições acontecerão entre os dias 2 e 4 de fevereiro de 2022. As vagas são para alunos dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica.


As bolsas são no valor de 870€ (oitocentos e setenta euros) por mês e as atividades na instituição de ensino francesa têm previsão para início em setembro de 2022. O bolsista contará ainda com auxílio instalação, seguro saúde e passagem aérea.


Em caso de vagas remanescentes, os alunos dos cursos de graduação do Centro de Tecnologia (CT) e do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB poderão participar da seleção.


O processo seletivo levará em consideração o Currículo Lattes, a proficiência em francês do candidato, o plano de atividades, além de atribuir pontuação para estudante de iniciação científica ou tecnológica. Posteriormente, será realizada uma entrevista com o candidato.


Mais informações podem ser acessadas no edital completo do programa CAPES/BRAFITEC.

A graduação sanduíche consiste na possibilidade de o aluno tem de passar um tempo estudando em uma instituição de ensino estrangeira durante o seu curso de graduação.


Cada faculdade costuma determinar certas regras internas para que os estudantes possam concorrer a esse tipo de programa. No Brasil, o programa educacional Ciência sem Fronteiras, criado pelo governo brasileiro em 2011, disponibilizava esse tipo de bolsa de estudos em convênio com universidades ao redor do mundo em diversas áreas de estudo.


Depois de passar por muitas modificações, a iniciativa foi encerrada definitivamente em 2017.


Ascom

0 comentário

BLOG